fbpx

10 Dicas para ensinar os idosos a entrarem no universo digital

blog-001

Entre aplicativos de redes sociais, deliverys e serviços, a tecnologia está presente, cada vez mais, na nossa rotina. E ao contrário do que muitos pensam, é importante ensinar e orientar os idosos a usarem as ferramentas digitais da maneira correta.

Em um passado não muito distante, a internet era direcionada às gerações mais jovens, sendo vista como um obstáculo para os mais velhos. Contudo, nos dias de hoje, celular, computador, tablet, relógio inteligente são algumas ferramentas que também podem ser benéficas para os idosos, pois além de incentivar a explorar programas de interesses e facilitar na comunicação com a família e os amigos, ajudam a mantê-los atualizados e informados de notícias sociais e comerciais.

Esses são alguns dos inúmeros motivos que a equipe da Code My Party apoia o incentivo à tecnologia para a terceira idade. Sabemos como é desafiador e fundamental ter paciência para introduzir novos conhecimentos, por isso separamos dez dicas para auxiliar nesse processo. Leia a seguir!

1- Repetir as mesmas coisas várias vezes pode ser cansativo, mas na hora de ensinar aos seus pais ou algum familiar a mexer no celular, é importante ter paciência e empatia. O primeiro ponto é esse: entender quem não cresceu no meio tecnológico.

2- O próximo passo é criar uma didática clara e objetiva. Nada de explicar para os mais velhos em termos técnicos ou usar palavras em inglês, com a ressalva de algumas expressões que já estão presentes nas redes.

3- Tenha calma e vá por partes. Primeiro comece pelo básico: ligue o aparelho, coloque uma senha (fácil) e desbloqueie a tela. Em seguida, ensine-o a localizar os principais contatos e, por fim, baixe os aplicativos.

4- Fale sobre o objetivo das ferramentas antes de ensinar. Apresente o WhatsApp e Instagram, por exemplo, as conversas, fotos e vídeos dos familiares. Assim, o interesse por aprender a mexer nos aplicativos irá aumentar ainda mais.

5- É muito raro alguém aprender algo de primeira, ainda mais sobre tecnologia, a qual é carregada de informações. Por isso, repita as explicações sempre que necessário, dessa forma o idoso pode aprender com tranquilidade.

6- Separe alguns períodos do dia e pergunte sobre as dúvidas, afinal, é bem comum que eles fiquem tímidos e envergonhados em fazer questionamentos.

7- Nesse processo, selfie, feed, stories, são palavras que devem fazer parte do vocabulário da geração mais velha. Mesmo que eles fiquem confusos no começo, persista e diga que todos têm capacidade de aprender.

8- Os golpes estão muito presentes na internet e as principais vítimas são os as pessoas da faixa etária mais velha, principalmente por serem ingênuos e menos experientes quando o assunto é tecnologia. Sempre lembre-os de não compartilharem dados pessoais e senhas pelas redes sociais.

9- O universo virtual é repleto de fake news, e sua grande parte é compartilhada pela terceira idade. Por esse motivo, converse com eles sobre a importância de pesquisar no Google antes de encaminhar as notícias.

10- Após passar por todas essas etapas, o idoso estará apto para acessar a plataforma da Code My Party. Para realizar o cadastro, ele precisará apenas preencher os dados básicos exigidos e enviar uma selfie. No momento em que for aprovado pelo anfitrião, chegará em seu e-mail e WhatsApp cadastrados um QR Code exclusivo que será o seu código de acesso para o evento.

Muito simples, né? Agora é só aproveitar a festa!

Preferências de Privacidade
Quando você visita o nosso site, ele poderá salvar informações de serviços de terceiros no seu navegador geralmente na forma de cookies. Aqui você pode visualizar as nossas políticas.