Para quem deseja aderir a marcação de mesas para os convidados, é válido se atentar a alguns pontos, como o estilo da celebração, a organização e, por último, mas não menos importante, as vantagens que essa opção oferece.
Marcar lugares em casamentos é uma prática comum nos Estados Unidos e na Europa, já no Brasil tem se tornado frequente por oferecer inúmeras vantagens, mas ainda assim, gera polêmica entre os casais. Foi pensando nisso que selecionamos esse tema para que vocês, noivos, possam entender melhor e até sanar suas dúvidas sobre essa escolha que pode proporcionar diversas vantagens para a sua celebração.
O que pensar antes?
O estilo do evento é um ponto que devemos levar em consideração, pois os lugares marcados criam um ar de formalidade no ambiente que, muitas vezes, pode fugir da proposta dos noivos.
Essa opção é indicada para casamentos mais requintados, com serviços à francesa, bem como mini weddings. No entanto, não é muito recomendado para festas com lounges e sofás, ou seja, as quais não possuem lugares suficientes para todos os convidados sentarem.
Além disso, como escolher os lugares é uma tarefa desafiadora, é preciso se atentar a lista de confirmação e ter em mente o nível de intimidade entre os convidados, afinal, é bem mais agradável sentar perto de pessoas que temos afinidade.
Como organizar?
O primeiro passo é saber quantas mesas serão utilizadas na comemoração e quantos lugares cada uma delas tem. Em seguida, faça uma divisão: pais, irmãos, parentes, padrinhos e amigos mais chegados. Eles devem sentar próximo a mesa dos noivos, que normalmente fica perto da mesa de doces.
Vale também, analisar os outros convidados, por exemplo, quem é amigo em comum, a galera da faculdade, quem vai sozinho. Uma alternativa é conversar com cada um deles e, junto com a assessoria, montar um mapa de mesas.
Caso apareça alguns convidados sem terem confirmado presença na sua lista, não se preocupe, temos um plano B. Deixe uma ou duas mesas vazias e sem marcações para acomodá-los.
Vantagens de reservar mesas para os convidados
Como falamos, esse assunto gera polêmica entre os casais, pois alguns convidados podem achar inconveniente e antiquado alguém escolher os lugares onde eles devem se sentar. Mas, em contrapartida, essa é uma estratégia que pode trazer inúmeras vantagens para o seu evento. Listamos algumas delas:
– Organização: quando há mesas reservadas, os convidados não saem correndo da cerimônia para garantir um lugar na recepção, o que proporciona uma boa organização.
– Sofisticação: mesas e cadeiras com todos os lugares ocupados, oferece mais elegância e sofisticação ao ambiente.
– Harmonização: as marcações da mesa podem ser personalizadas de acordo com a decoração, permitindo uma ornamentação mais harmônica.
– Evitar penetras: como cada pessoa confirmou sua presença, garantindo um assento pré-definido, quem levar algum penetra, ou seja, algum acompanhante que não está na lista dos noivos, não terá acesso a festa.
Faça o seu mapa de assentos com a Code My Party
Vamos te explicar como é simples e prático fazer o seu mapa de assentos com Code My Party. Bom, dentro do nosso sistema, o anfitrião pode selecionar as mesas em que cada convidado irá ficar. Assim que cada um apresentar o QR Code na portaria do evento, a recepcionista irá checar o nome, a foto e a mesa que a pessoa deverá ser direcionada.
Agora você deve estar se perguntando: esse serviço está incluso no momento da compra dos QR Codes? Na verdade, não! Este é um módulo à parte, consulte nosso time de vendas.
Viu só como marcar lugares para os seus convidados oferece diversas vantagens para a recepção do seu casamento? Siga as nossas dicas, entre em contato com a Code My Party e surpreenda seus convidados!